terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pertencemos à mesma tribo?



Escrevi este artigo no começo do ano.... coisas que queimavam (e ainda queimam!) em meu coração...





"Pertencemos à mesma tribo?



Eis algumas coisas que tem me ocorrido de uns tempos pra cá... questionamentos que o Espírito Santo tem colocado em meu coração... e que eu imaginava que apenas eu pensava assim. Mas, GRAÇAS A DEUS, eu não estou sozinha!!!

Deus tem levantado Seu povo de dentro de um povo... Sua Noiva de dentro de uma igreja que perdeu-se no passar dos anos. E creio que o Senhor está neste momento ajuntando esse povo, essa tribo de pessoas inconformadas com esse sistema mundano e dispostas a ser instrumentos nas mãos de Deus para tirar o lixo de dentro da Sua casa.
Jesus fez isso! Ele não teve medo dos religiosos da época e confrontou o pecado no meio do povo de Deus como deveria: como PECADO. Tudo bem que logo depois disto eles O perseguiram, aprisionaram, torturaram e mataram... e mesmo Jesus sabendo que isso aconteceria (porque Ele é Deus, portanto, Onisciente), Ele ainda assim o fez porque era preciso que isso fosse feito. Ele não podia fazer “vistas grossas” para ser simpático e fazer o que todos faziam porque era legal...
Não sei o que está por vir e quais as conseqüências desta atitude, mas uma coisa eu sei:

PREFIRO CORRER O RISCO DE PERDER TUDO DO QUE NÃO VIVER TUDO O QUE DEUS TEM PARA MIM!

Vamos lá.
Primeiramente....

· Qual a nossa base como Igreja?
· Em ‘quê’ ou em ‘quem’ nós verdadeiramente cremos?
· Onde estão os princípios rudimentares da Igreja?
· Onde estão as bases do evangelho? (não me refiro à este evangelho diluído que tem sido empurrado pela nossa goela, mas sim ao Evangelho de Cristo Jesus, o Evangelho do Reino anunciado pela Igreja primitiva, tão puro e conciso que custou a vida de muitos);
· Por quê hoje em dia não ouvimos mais ninguém pregar sobre o Reino de Deus, sobre as boas novas do evangelho de Jesus, sobre as bases da nossa fé cristã? ( não me admira que em poucos cultos é feito o “apelo” para que as pessoas aceitem a Jesus. Como crerão se não forem ensinados?)
· Quanto a esse “sem número” de conversões que ocorreram do ano 2000 pra cá (fruto desta renovação na música gospel, e deste “Mover de avivamento”)... em que se baseia a fé deste povo? Porque, ao que me parece, esta é a “geração de adoradores sem face”... e também sem caráter, sem compromisso com Deus, sem bases bíblicas sólidas, sem conhecimento da Palavra... enfim; Como disse um certo homem de Deus... “será que não estamos convertendo as pessoas só para manda-las direto para o inferno?”
· Conferências, eventos, cultos de avivamento... sempre a mesma coisa, sempre iguais! Uma palavra “rasa” e muuuito “mover (isso, QUANNNDO a Palavra é ministrada. E quando isso ocorre e há a “resposta” do povo... fica só nisso, porque foi fruto da emoção do momento. Pouquíssimos são os que verdadeiramente RESPONDEM ao chamado de Deus... a maioria só está interessada na “transferência”). Onde estão os cultos de oração? Onde foram parar os intercessores? Quando iremos nos reunir para orar e gemer diante de Deus clamando por misericórdia?
· Por que não existem mais lágrimas nos nossos olhos?
· Onde está o PODER descrito na Palavra... enfermos curados, paralíticos andando, cegos vendo, arrependimento genuíno do mais vil dos pecadores?

Agora...
quanto a “igreja”...
· Quanto de tudo que vemos hoje na igreja, verdadeiramente é “Igreja”?
· Será que já não fizemos tanto para nos “adaptar” à nova geração e às mudanças do mundo em seus aspectos políticos, comportamentais, econômicos, emocionais... que hoje, perdemos completamente a referência de o quê é mundo e o que é igreja?
· Qual a razão de querermos que as pessoas se “sintam bem” na igreja? (sendo que Igreja NÂO É LUGAR PARA SE SENTIR BEM!!! Por que ali você deve morrer para si mesmo dia após dia, você deve aprender a dizer NÂO para a sua vontade humana, carnal e má. É ali que você deve aprender que você não é bom o bastante, suficiente o bastante e que apenas pela GRAÇA e MISERICÓRDIA de Deus é que podemos TUDO. É ali que devemos aprender a preferir o outro à nós mesmos, ainda que nos consideremos melhores do que todos. Me diz... é possível se sentir bem num lugar assim??). Então... por quê criar estratégias e todo o mais para “atrair” as pessoas? Basta estar queimando no Senhor que as pessoas virão mesmo que ninguém as convide... elas serão atraídas pelo FOGO!
· Por quê nós vemos pessoas que religiosamente se assentam nos seus bancos, levantam suas mãos, e até participam do “mover”... mas que entra ano e sai ano... continuam as mesmas pessoas?
· Por quê que em tantos anos dentro da igreja nós continuamos vendo as “mesmas caras”? (essa eu sei as resposta... por que até hoje ninguém teve “tempo” de responder ao IDE);
· Por quê os pastores permitem que as ‘ovelhas’ se tornem dependentes deles, ao ponto de não conseguir tomar até mesmo decisões pessoais sem primeiro consulta-los? (e já cheguei ao ponto absurdo de ouvir o comentário de um pastor, que disse que as ovelhas precisam de pastores porque são exatamente como OVELHAS, ou seja, burras!). Na verdade, creio que os púlpitos é que têm “emburrecido” as pessoas!!! Porque eles ficam tão ocupados preparando mensagem sobre “prosperidade e bênção” e também em como arrecadar fundos para a construção do mega-templo (qual a finalidade de um prédio maior?? Precisava que o atual estivesse abarrotaaaaaado de gente pra precisarmos de mais espaço!).
Mas não vou entrar nesses assunto hoje...

Agora...
quanto ao “chamado do Brasil”...

Já ouvi inúmeras vezes que o Brasil tem a promessa de ser o “Celeiro das Nações”, de ser o “país do Avivamento”, de ser isso, aquilo e aquilo outro... MAS......

· Será que nós, a Nação Brasileira, não nos acomodamos na promessa da herança, antes de obtê-la?
· Será que não nos conformamos com a possibilidade de ser, sem O SER efetivamente?
· Por que não estamos provendo alimento (PALAVRA) para as nações, já que “somos” o celeiro do mundo?
· Por que temos sido negligentes para com o dom que Deus derramou sobre nós?

Em Jeremias 18 a Palavra diz:

“No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.”
(Je.18:7-10)

E eu creio que o Brasil se encontra hoje nesse lugar de decisão. Onde aquilo que fizermos a partir deste ponto determinará o nosso futuro em Deus.
Nós fomos cheios da Presença de Deus, nós experimentamos de um vinho novo, de uma unção fresca, nós nos embriagamos da Presença do Pai e conhecemos de uma intimidade com o Senhor como poucas gerações (...será que houveram outras?).

Mas... e.... ???
Será que Deus terá que escolher outra nação? Será que o Senhor terá que esperar por outra geração?
O que estamos fazendo com tanto óleo, tanto vinho, tanta intimidade?
Nós temos nos fartado! Nós estamos cheios! Nós estamos gordos espiritualmente!
E a Palavra diz algo sobre a ovelha gorda... ela é cortada fora!

Eu estou cansada dessa mesmice de cultos onde não acontece nada! Eu estou cansada dessa comodidade e conformismo que se impregnaram no meio do povo! Eu estou cansada de ouvir a mesma pregação sem resultados dia após dia. Eu estou cansada desse “clube privado” que a Igreja se tornou, porque apenas os membros podem usufruir dos “benefícios” e, se você não se encaixa nos “padrões”, você é posto de lado (ou melhor, sentado no banco).
E “AIII” daquele que ousar expressar idéias “revolucionárias” tais como:
· Orar nas casas dos irmãos (sem a “permissão” dos pastores);
· Visitar a igreja daquele seu irmão em Cristo sem ouvir comentários do tipo “xiii.... ta se desviando”... ou algo parecido com isso.
(aproveitando... que MEDO é esse que os pastores têm de “perder” as ovelhas para outra denominação??? Afinal... as ovelhas não são de JESUS? E Jesus não é o Senhor da IGREJA – A Igreja... Corpo de Cristo... não apenas das denominações como a assembléia, a batista, a presbiteriana, a renovada a isso ou a aquilo... enfim, voltando)
· Visitar presídios, albergues, orfanatos, etc;
· Trazer aquele mendigo que você evangelizou nas ruas para dentro do “templo”;
· Divulgar a programação de “outra” igreja (... e eu que pensava que havia apenas UMA Igreja...);
· Expressar o seu desejo de desenvolver o dom dado por Deus, tal como pregar a Palavra, profetizar, etc, SEM ser reprovado ou ridicularizado pela “elite dos ministros” da igreja (ainda que isso ocorra com os “olhares” ou, mais comum, pelas costas mesmo). Fora que a resposta que as pessoas ouvem é sempre a mesma: “Ah... amém né? Que bênção! Vamos ORAR e ver o que Deus faz”. E 5 anos depois eles ainda estão “orando” pra ver o que Deus vai fazer...
· E tantas outras coisas que deveríamos estar fazendo, por ser ordenança do Senhor... como cuidar das viúvas e dos órfãos (e isto, segundo a Palavra, é a verdadeira religião para Deus.... você pode constatar em Tiago 1:27).

Vou refazer uma pergunta:

QUANTO DE TUDO O QUE VEMOS HOJE NA IGREJA É VERDADEIRAMENTE A IGREJA???

Eu sinceramente não sei...

Não vou pedir perdão pelas palavras. Sei que não estou errada. E sei que isto está no coração de Deus.

Oro para que Deus não permita que essa indignação que tenho sentido não seja apenas um sentimento sem paixão e sem motivação mas que isto gere uma mudança REAL na minha vida para que ALGO verdadeiramente ACONTEÇA!
Preciso de mudanças na minha vida! Preciso orar... orar... orar.... me arrepender... chorar... clamar diante de Deus!!!
Eu estou profundamente insatisfeita com o que tenho sido, com o que tenho visto, com o que tem acontecido em nosso meio... imagine Deus como está...

Que Deus incline o Seu coração sobre a miséria da Igreja... e que Ele não passe de nós!

No amor que excede todo entendimento, e
na esperança de que sejamos parte da mesma tribo...


Josione Oliveira – 28/04/2008"